O holandês teve mais uma vitória tranquila mesmo precisando escalar o grid após largar da 14° posição e fica cada vez mais perto do bicampeonato.
Por: Alini Chaves, Setorista.
Em um final de semana dominante, Max Verstappen pareceu ‘passear’ durante a corrida do último domingo (28) e venceu o Grande Prêmio da Bélgica com quase 18s de vantagem, aumentando a lacuna para o segundo colocado - Sergio Pérez - para 93 pontos.
Logo no início do fim de semana, a Red Bull anunciou que faria trocas nas unidades de potência do monoposto de Max, e sendo essa a sua 4° troca, o piloto precisaria pagar uma punição, assim tendo que largar do fim do grid.
Porém, não foi somente a equipe austríaca que teve essa ideia, visto que outros sete pilotos também trocaram suas unidades de potência, sendo eles: Leclerc, Norris, Bottas, Ocon, Schumacher, Zhou e Tsunoda.
No fim, todas essas trocas dos rivais beneficiaram indiretamente Verstappen, já que ele foi o mais rápido durante o classificatório e conseguiu o 14° lugar - adquirido por ser o mais rápido entre os punidos - diminuindo o peso da sua penalidade.
Mas se em circunstâncias comuns a tarefa de escalar um grid a partir da 14° colocação parece difícil, para Verstappen aparentou ser extremamente fácil. O holandês precisou apenas de 12 voltas para assumir a liderança da corrida, posição essa que manteve até o final conquistando sua 9° vitória em 2022.
Segundo o piloto, o segredo foi escolher os momentos certos para fazer as ultrapassagens e saber administrar, não só os pneus, mas todo o conjunto.
“Eu escolhi os lugares certos para as ultrapassagens, pudemos cuidar dos nossos pneus e foi assim que seguimos em frente. Depois disso, quando estávamos na liderança, era sobre gerenciar tudo, mas todo este fim de semana foi incrível”, disse Verstappen.
Max ainda falou sobre a primeira volta “agitada” e como precisou tentar se manter fora de “problemas”.
“Foi uma primeira volta bastante agitada para tentar ficar longe de problemas. Havia tantas coisas acontecendo na minha frente. Uma vez que nos acomodamos após o safety car, o carro estava realmente nos trilhos."
Se engana quem achou que a RBR (Red Bull Racing) aguardava toda essa dominância na Bélgica. Mesmo após a declaração de que esperava chegar ao pódio, o piloto não esperava conseguir o feito com tanta facilidade, mas admitiu querer mais finais de semana deste tipo.
“Foi um fim de semana que eu não poderia ter imaginado antes, mas acho que queremos mais deles, então precisamos continuar trabalhando duro”, finalizou o holandês.
Com a vantagem de 93 pontos que abriu para o vice-líder, Max Verstappen pode conquistar o seu bicampeonato de maneira antecipada, pois matematicamente as chances de ser alcançado pelos seus rivais estão cada vez menores.
O próximo desafio de Verstappen será em ‘casa’, já que a F1 correrá na Holanda nos dias 02, 03 e 04 de setembro.
Comments