O piloto da Red Bull Racing foi dominante mais uma vez, venceu a corrida no Japão e confirmou a conquista do bicampeonato mundial antecipadamente.
Por: Alini Chaves, Setorista.
Na madrugada do último domingo (09), Max Verstappen conquistou o bicampeonato após vencer com sobra a corrida no Japão e não poder mais ser alcançado matematicamente depois de uma punição dada ao até então vice-líder do campeonato, Charles Leclerc.
O dia amanheceu sob forte chuva em Suzuka conforme o previsto. Sem a obrigatoriedade de utilizar os pneus de chuva pesada, todos os pilotos saíram com os pneus intermediários.
Durante a largada, Verstappen e Leclerc chegaram a ficar lado a lado na primeira curva, porém o piloto da RBR levou a melhor e manteve a primeira posição. Com uma pista extremamente molhada, pneus intermediários e uma visibilidade extremamente baixa, dois carros precisaram abandonar a corrida. Foi então acionada a bandeira amarela e logo depois, a bandeira vermelha.
Somente após 2h07 os pilotos retornaram para a pista e, obrigatoriamente, precisaram utilizar os pneus de chuva pesada para a corrida que teria 40 minutos cronometrados de duração e a largada feita em movimento atrás do safety car.
Max Verstappen sobrou após a relargada. O piloto da equipe austríaca abriu uma vantagem de mais de 27s para o piloto monegasco e conquistou sua 12ª vitória da temporada. Depois da bandeirada, ainda havia a dúvida se os pontos seriam distribuídos de forma integral ou se haveria a redução da pontuação pela metade, pois a corrida não havia sido feita em sua totalidade - o que posteriormente foi confirmado pela FIA, pois segundo o regulamento, a corrida não foi interrompida, assim valendo a totalidade dos pontos.
Na entrevista oficial pós-corrida - antes de saber que havia vencido o campeonato mundial - Verstappen comemorou ter havido corrida, falou sobre sua vitória e exaltou o desempenho do seu carro.
“Muito feliz em correr aqui no final. Estava chovendo muito forte e estava muito difícil para nós pilotarmos. Felizmente nós conseguimos fazer um número bom de voltas. O carro estava voando. Feliz em vencer aqui e feliz de ver que os fãs ficaram até o final”, comemorou Max.
“Estou feliz que tivemos uma corrida. Sair daqui sem uma corrida seria terrível. Seria legal vencer o título aqui, mas nós temos uma nova chance na próxima corrida”, disse o holandês.
Mas alheia à corrida de Verstappen, Charles Leclerc e Sergio Pérez travaram uma batalha durante a corrida. Os dois pilotos que lutavam, não só pela vice-liderança da corrida, mas também pela vice liderança do campeonato, foram decisivos para o triunfo de Max ainda naquele final de semana.
Ao tentar se defender de Pérez, Leclerc acabou saindo da pista e segundo os comissários, por mais que não tenha ganhado uma posição ao escapar dos limites, Leclerc sustentou uma "vantagem duradoura” e foi punido com 5s.
Depois da confirmação da punição de Leclerc, Verstappen foi avisado que conquistou o bicampeonato durante as entrevistas pós-corrida, sendo pego totalmente de surpresa.
“O que eu posso dizer? Incrível! Muito especial fazer isso aqui em frente da torcida japonesa e na casa da Honda."
“É maluco. Muitas emoções misturadas é claro, venci a corrida, mas olhando para trás agora vencendo o campeonato também. Que ano tivemos, tem sido incrível. É algo que nunca poderíamos imaginar depois de brigar até o final do ano passado e depois ter um bom carro este ano. Sou muito grato a todos que contribuíram para este sucesso não só aqui, mas também na fábrica, que está trabalhando a todo vapor”, celebrou o piloto.
O holandês ainda falou sobre a sensação de conquistar o bicampeonato e falou sobre o Campeonato de Construtores.
“O primeiro é mais emocionante, mas o segundo é ainda mais bonito. Com a temporada que tivemos, todo o trabalho em equipe, e estamos liderando o Mundial de Construtores. Queremos focar nisso e garantir isso. Tem sido muito especial e acho que é algo que você precisa se lembrar, porque esse tipo de ano não acontece com muita frequência”, concluiu o bicampeão mundial.
O piloto da Red Bull conquistou o campeonato com quatro corridas de antecipação, saindo do Japão com 113 pontos de vantagem no campeonato, contra os 112 que serão disputados na reta final da temporada.
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