Na Austrália, a equipe francesa teve um fim de semana longe do esperado.
Por: Carla Zapelini, Setorista.
Desde que a temporada 2023 iniciou, o time de Enstone não tem se encontrado - assim como foi em 2022 quando terminaram o campeonato em 4º lugar. Porém, na terra dos cangurus, o desempenho do monoposto teria alegrado a equipe e os pilotos.
Mesmo que o carro ainda tenha muito o que melhorar, Esteban Ocon colocou o A523 em terceiro no TL3 que ocorreu no sábado (01). Já na classificação, os pilotos da Alpine obtiveram o P9 e P11.
No domingo (02), ainda que na largada Ocon tivesse problemas, o francês se manteve firme procurando recuperar-se a todo custo. Por outro lado, Pierre Gasly estava no pelotão da frente brigando pelo 4º e 5° lugar.
Contudo, um incidente envolvendo Kevin Magnussen, da Haas, na volta 54, trouxe uma bandeira vermelha faltando três voltas para o fim da corrida. Isto provocou que os carros devessem se alinhar novamente, dando oportunidade para que os pilotos da Alpine pudessem brigar por novas posições. Mas, toda essa alegria se foi quando os companheiros se envolveram em um acidente, o qual provocou um abandono duplo e ocasionou mais uma bandeira vermelha.
Ambos pilotos abandonaram a prova, com a dupla posteriormente tendo sido convocada aos comissários por supostamente violar um artigo do Código Esportivo Internacional da FIA referente aos padrões de pilotagem.
Dito código de conduta indica que "causar uma colisão, a repetição de erros graves ou a aparência de
falta de controle sobre o carro (como sair da pista) serão relatados aos comissários e podem implicar na imposição de penalidades até e inclusive a desqualificação de qualquer piloto em questão."
Como Gasly já tem 10 pontos na carteira, a soma de +2 poderia causar punições severas - como o risco de não poder participar da etapa em Baku. Porém, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu não penalizar o mesmo.
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